Campos Altos/MG
15h19 28 Março 2023

MPMG promove Audiência Pública para discutir a Educação Inclusiva de crianças com necessidades especiais, em Campos Altos/MG

Por Priscila Pedroso - TV KZ
Divulgação
Audiência Pública sobre Educação Inclusiva realizada em Campos Altos/MG

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizou na manhã dessa segunda-feira (27), em Campos Altos/MG, uma Audiência Pública para discutir a Educação Inclusiva de crianças autistas e com outras necessidades especiais no município. O evento, conduzido pelo promotor de Justiça José Geraldo de Oliveira Silva Rocha, ocorreu na sede do Fórum, na Avenida João Soares de Souza, no Bairro Santa Terezinha, e contou com a participação de autoridades da região e locais, como o prefeito de Campos Altos, Paulo Almeida, secretários Municipais, vereadores, associações de pais e sociedade civil. 

Durante a audiência, a secretária de Educação de São Gotardo/MG, Flávia Luiza Pereira, e a psicóloga Mariana Veloso Bueno abordaram a importância da aplicação das normas legais para atender às crianças com necessidades especiais e destacaram a relevância da atuação conjunta entre Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). 

Também foram discutidos temas como a avaliação das crianças com necessidades especiais no ambiente escolar, as salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), a formação dos profissionais que lidam com os menores e o cumprimento da lei de inclusão. 

Os pais presentes na audiência ressaltaram a urgência de se adotar ações concretas e as dificuldades enfrentadas por eles em relação às medidas do Poder Público. Além disso, eles compartilharam suas experiências em relação à rotina de uma família com filho diagnosticado com autismo e paralisia cerebral e a importância de capacitar os profissionais da área educacional.

O MPMG destacou que o prefeito e os secretários de Educação e de Saúde de Campos Altos, além do Chefe de Transporte, se comprometeram em melhorar a prestação do serviço  no município. 

Ao final, o promotor de Justiça José Geraldo de Oliveira Silva Rocha ressaltou as deficiências constatadas e afirmou que a audiência foi o primeiro passo de uma longa caminhada. Ele orientou os representantes do Poder Público a darem uma resposta efetiva às famílias até o mês de agosto.

*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.

*Receba as matérias no grupo do Telegram clicando AQUI.

VEJA TAMBÉM